O que é e como obter o LMIA no Canadá?

Se você já pensou em ser contratado por uma empresa canadense, esse post é para você. O LMIA é uma autorização de trabalho necessária para que o estrangeiro seja contratado no Canadá. Venha saber tudo sobre o LMIA.

O que é e como obter o LMIA no Canadá?


Oi, gente! Eu sou a Ju Mendonça, do Vou Estudar Fora, e hoje o papo é sobre o Canadá e suas autorizações de trabalho para estrangeiros. Bora lá?!

O Labour Market Impact Assessment (LMIA) é uma autorização para que uma empresa Canadense possa te contratar como trabalhador estrangeiro.

Ou seja, se você ainda não tem um passaporte canadense e quer entrar no mercado de trabalho, saiba que a empresa contratante será obrigada a tramitar o seu LMIA para que você esteja autorizado formalmente a trabalhar no Canadá.

O LMIA é expedido pelo ESDC (Employment and Social Development Canada), o equivalente mais ou menos ao nosso INSS.

O ESDC analisa principalmente a necessidade de contratação da mão de obra estrangeira, em vez de ofertar a vaga para um canadense.

Como eu consigo um LMIA?

Quando um candidato que não possui residência permanente no Canadá (e nem é cidadão canadense) deseja entrar para o mercado de trabalho, ele precisa obter o LMIA através da empresa que vai efetuar a sua contratação.

A empresa contratante deverá tramitar um processo de demonstração que realizou tentativas de contratar um canadense ou um residente permanente.

Uma vez que essas tentativas não resultaram em uma contratação, ela passa a ter direito ao LMIA para preencher aquela determinada vaga que está em aberto.

Por sua vez, o ESDC entende que a liberação do LMIA pode ser benéfico para a economia do Canadá, mesmo quando deixa de contratar cidadãos e residentes.

Neste caso o LMIA sai com o resultado de "positivo" e o profissional já poderá ser contratado mesmo que inicialmente ele não contasse com a permissão de trabalho.

Uma vez trabalhador estrangeiro receba seu LMIA positivo, ele deverá aportar outros documentos para obter a permissão de trabalho:

  • Carta de oferta da vaga
  • Cópia do LMIA positivo
  • Número do LMIA
  • Contrato de trabalho

Há algumas situações em que não é necessário obter o LMIA para conseguir trabalhar legalmente no Canadá.

As principais exceções são para:

  • cônjuges de estudantes com permissão de trabalho
  • estudantes estrangeiros que já possuem autorização de trabalho
  • estrangeiros que estão dentro do Canadá, cuja Residência Permanente já tenha sido aprovada, mas sua permissão de trabalho esteja vencida
  • cidadãos de outros países que possuam acordos comerciais com o Canadá

Quem pagará pelo LMIA no Canadá?

Na maioria dos casos, a empresa contratante pagará pelos custos da inscrição e do processo do LMIA. Em alguns casos, o empregador também poderá ter que arcar com os custos de obtenção de uma autorização de trabalho para o trabalhador estrangeiro.

O valor atual do LMIA é de CAD $1.000. No entanto, há exceções em que os empregadores podem pagar menos. Estes dependem do salário do cargo, bem como do programa de imigração.


O LMIA pode servir como suporte para o pedido de Residência Permanente do cidadão estrangeiro?

Sim. É possível usar o LMIA junto ao órgão IRCC, onde os processos de residência e nacionalidade são tramitados.

Os empregadores podem contratar um trabalhador estrangeiro e simultaneamente dar suporte ao seu pedido de visto de residente permanente. Por sua vez, o trabalhador pode usar o LMIA para se inscrever no Federal Skilled Worker Program (FSWP), Federal Skilled Trades Program (FSTP) e Canadian Experience Class (CEC).

O LMIA conta pontos para o programa Express Entry?

Sim. O trabalhador estrangeiro poderá receber 50 ou 200 pontos para cargos seniores específicos no Sistema de Classificação Abrangente (CRS). Esses pontos serão aplicáveis ​​às inscrições do programa FSW, FST e CEC de trabalhadores estrangeiros.

Qual a duração da validade do LMIA?

A duração do seu LMIA poderá ser de até 18 meses, de acordo com as características e com o local do trabalho. Existem autorização mais curtas, mas existem outras mais longas também.

3,2,1… fechou? Entre em contato comigo e diga para todo mundo hoje mesmo: vou estudar fora!